NOTICIAS Y EVENTOS
Boas.
O espaço novo para falar sobre as publicações do Xuarte, dos seus projectos e poder antecipar aqui um pouco de cada obra.
O Baculum (Ultimo livro escrito pelo autor) dic. 2016-enero 2017
Carlos Duarte
Xitaka Kassange
Silveiras SP
Dez2016 a Jan.17
- Para a segunda e terceira gerações, filhos, sobrinhos, netos e sobrinhos netos
- Tenho tantos amigos fraternos que já foram, deixando saudade e vazio, Caxandre, Nandinho, Cravo, Muko, Quito, que citá-los e esquecer algum, seria uma tremenda falta e uma injustiça. Dedico a todos eles, e cito os que mais recentemente foram, deixando dor. O meu irmão Tchimboto e o meu enteado Gud, o Peão.
INTRODUÇÃO
ÁFRICA, O BERÇO DO HOMEM – Como os vestígios mais antigos dos homenídeos, que datam de cinco milhões de anos foram encontrados em África, é consenso geral ter sido este continente o berço da espécie humana. Ao abrigo dos grandes movimentos tectônicos e das glaciações que convulsionavam e moldavam as massas setentrionais da terra, África oferecia indubitavelmente condições favoráveis à evolução humana. Há cerca de dois milhões de anos os oceanos e as massas terrestres tinham adquirido aproximadamente a sua forma atual. O numero de estações pré históricas encontrado em África, principalmente na região entre o sul do Saara e o norte do Kalahári, leva a crer que terá sido nesta fatia aprazível e de densa vegetação, terra fértil e pujança de caça, que os antepassados dos homens escolheram para se desenvolver.
HOMO ERECTUS – O mais antigo representante geralmente aceite do gênero “homo”, viveu há quinhentos milênios na África, Ásia e Europa, e espantem-se os usuários de medicamentos e poções conta as disfunções eréteis, o pênis humano, tinha então um osso que o mantinha em estado de prontidão, para o que desse e viesse, como acontece ainda nos dias atuais, com macacos e outras espécies de mamíferos. Qual o motivo do desaparecimento do osso peniano ou BACULUM – bastão ou bengala - no Homo Erectus? Nada mais nada menos do que a MONOGAMIE, isso, a monogamia. Entre alguns dos palmípedes – e o AUSTRALOPITECOS incluído, o sistema tático de reprodução e proteção à prole é a cópula de todos os machos, com todas as fêmeas do grupo, tornando cada macho pai potencial ou presumível de cada cria, e impedindo assim que os machos do agregado, matem os “filhos dos outros”, e sim que os protejam e zelem pelo desenvolvimento deles. O comprimento do BACULUM é maior nos machos que têm relações que durem mais de três minutos, ou seja, mais longas, como um suporte natural para a duração da cópula; nos macacos por exemplo, o BACULUM tem cerca de dois centímetros, pois os macacos têm relações que duram cerca de sete segundos, nos leões marinhos, o tamanho pode chegar aos sessenta centímetros.
E o HOMO ERECTUS nisso?
É que segundo KIT OPIE, o cientista que conduziu o estudo na Universidade de Londres, há cerca de um milhão e novecentos mil anos, a estratégia reprodutiva do HOMO ERECTUS passou a ser a monogamia; a redução da competição no acasalamento, afastando teoricamente a concorrência à paternidade da prole, desobrigando o macho a uma penetração muito longa e menos assídua, levou à diminuição contínua, até ao desaparecimento do osso peniano.
- “ –
A DESCOBERTA DE UM SÍTIO ARQUEOLÓGICO PRÉ HISTÓRICO NO PUNGO UÁ N’DONGO
A descoberta e consequente notícia de um sítio arqueológico pré histórico no Pungo Uá N’Dngo, Província de Malange, Angola, alvoroçou o mundo científico em geral e muito particularmente o da arqueologia, tão logo foi noticiado pela televisão estatal angolana, a TPA – Televisão Pública de Angola. O mundo da arqueologia entrou em verdadeiro frenezi; universidades de arqueologia e centros de pesquisa arqueológica dos mais afamados do mundo, como a UFP Universidade Federal do Piauí, em Terezina PI, Brasil, a UFS Universidade Federal de Segipe, em Laranjeiras SE Brasil, a University of Bristol do Reino Unido, a University os Calgary do Canadá, a Queen’s University também do reino Unido, tão logo a notícia foi veiculada internacionalmente pela BBC, enviaram representantes a Luanda, capital de Angola, mostrando interesse em enviar equipes de trabalho para colaborarem nas pesquisas.
Redes de televisão do mundo todo desembarcaram em Luanda para percorrerem de carro, as Van com o equipamento televisivo, os trezentos e treze quilômetros que ligam Luanda ao Pungo Uá N’Dongo, passando pelo Dondo, Cambambe e Dombo, numa estrada mal tratada pela guerra, e que só podia ser percorrida com a segurança e apoio de colunas militares, levava horas indeterminadas para ser vencida.
(SENDO PREPARADO PARA EDIÇÃO PELA ED. CLUDEAUTORES)
Feria do Livro Internacionais em Paraty-Brasil
O escritor Carlos Duarte estive presente nesta feira e posso intercambiar ideias com os leitores, tambem foi protagonista de uma mesa redonda na presentacao do seu livro Memorias y Aventuras de un Cabinda (propio de una región de Africa) en tierras brasileñas , nas gráficas se pode olhar parte da actividade desse dia.
Título. Haz clic aquí para editar.
Título. Haz clic aquí para editar.
Título. Haz clic aquí para editar.