top of page

Pungo UáN’dongo


As Pedras Negras do Pungo Uá N’dongo, gigantescos megalitos a cerca de 100 Km de Malange, situam-se entre o Lukala e o Kuanza, a Oeste de M’Baka.


A configuração destas pedras enormes, que chegam a atingir mais de 100 metros de altura, é de uma magnificência rude, que chega a lembrar paisagens extra terrestres.


Esses monólitos de configuração exótica, bojudos e lisos, erudidos por ventos milenares, são provavelmente o resultado de grandes convulsões da época dos glaciares.


A cor predominante das rochas é preto, apesar de serem constituídas de massas de gneisses, xistos vermelhos e calcários de coloração diversa.


Impõe respeito, a imponência e o silêncio de Pungo Andongo.


Foram a Fortaleza Natural das hostes da célebre Rainha Ginga, ou N’Zinga M’Bandi, ou ainda D.Ana de Souza, por batismo católico.


N’Zinga M’Bandi, aspirando à unificação dos povos de todos os Sobados do reino de N’Gola, combateu e submeteu Jagas, o Libôlo, a Matamba, o Kassange e se preparava para aumentar os seus domínios até à Kissama.


O Pungo Andongo, como fortaleza inexpugnável que era, serviu de abrigo e lugar de reestruturação às tropas Holandesas, a quem N’Zinga se aliou no combate aos Portugueses.


Dispostas de forma assimétrica e labiríntica, guardadas em alguns pontos estratégicos, tornavam-se o pesadelo de eventuais invasores.


Mesmo na época atual, são poucas as pessoas da região que se aventuram nos seus meandros. Local de desaparecimento de muita gente, tornou-se também um tabu místico para os povos da região, que acreditam que o lugar é habitado pelos espíritos dos antigos guerreiros que, irritados com invasões indesejáveis, orientam os perdidos por caminhos errados, até que morram.



Featured Posts
Vuelve pronto
Una vez que se publiquen entradas, las verás aquí.
Recent Posts
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic
bottom of page